Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Libre Office 4.0 A Melhor Suite de Escritório Multiplataforma!





1. Esqueleto renovado

A TDF utiliza licença copyleft em seu principal produto, o LibreOffice. E, com isso, conseguiu mais de 500 desenvolvedores para a realização dele – e o mais interessante é que 75% destes são voluntários. O código ganhou diversas correções de comentários.

Falando no código, ele está bem diferente do original agora. Milhões de novas linhas, bugs e regressões resolvidas. O C++ agora é utilizado no LibreOffice, além de deixarem de lado métodos obsoletos e bibliotecas antigas. Os comentários no código que estavam em alemão foram traduzidos pro inglês, o que significa que ficará mais fácil para novos programadores que forem participar de novas versões do LibreOffice. Isto faz com que o produto final fique melhor.

Os documentos em DOCX e RTF agora são abertos de uma forma mais eficiente pelo LibreOffice — podendo, inclusive, importar anotações e anexar comentários em intervalos de texto. E se você usa o Microsoft Publisher, saiba que você não foi esquecido! Agora você pode importar documentos desta ferramentas, inclusive do Visio.

2. Controle remoto via android

O LibreOffice agora oferece um controle remoto via Android para controlar uma apresentação de slides no LibreOffice Impress. No momento, está disponível apenas para as principais distribuições Linux, mas em breve estará disponível também para Windows, MacOS X e todas as outras distribuições Linux, além dos pacotes binários.

Como o Android é Linux, o Linux saiu na frente de outras plataformas neste recurso excelente que ajudará muito nas apresentações de slide feitas no LibreOffice.

Link com explicação e o download do controle remoto para android

3. Personas: personalize seu libre office com temas do Firefox

A interface do LibreOffice não mudou – a não ser pela tela de início. Mas caso você queira dar uma personalização, agora há a possibilidade de utilizar os temas do Firefox, as chamadas Personas, mas nada que mudará a interface de um modo geral. Ela continuará com cara de Microsoft Office 1997.



Existem mockups de interface ótimas para o LibreOffice, como a Citrus UI e a Ofimatica Gnu Sur, mas, apesar de isto estar em estudo, ainda não há nenhuma previsão de nova interface. Assim como a mudança visual entre o Windows 95 para o Windows 98 foi pouca (mas nas questões de sistema, foi grande), isto também aconteceu com esta versão do LibreOffice. Apesar disso, as caixas de diálogo estão melhores, podendo redimensionar e até ocultar elementos. Ela servirá de base para a inovação da interface do usuário. Isto significa que uma repaginação da interface está sendo realmente pensada.

Para utilizar uma persona, vá até Ferramentas > Opções > Personalizar e escolha a persona de sua escolha no site do Firefox.

Instale já o LibreOffice 4.0 Linux





Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário